14 julho 2014

Tutoriais para desenvolver um layout no blogger!

We Heart It

Como eu comentei no primeiro post do blog, fui eu mesma quem desenvolveu esse layout, e depois dessa informação, algumas meninas, blogueiras é óbvio, me pediram pra criar um post dando dicas e disponibilizando os links que me ajudaram a criar todo o design, e é isso que vim fazer aqui!

Adianto que antes do AQF eu nunca havia me metido a criar um layout sozinha, não sabia praticamente nada, só era familiarizada com os códigos porque pesquisava alguns tutoriais pra mudar uma coisa ou outra no layout do antigo blog.

Antes de começar a pensar em um layout, você precisa analisar seu conteúdo. Sobre o que você escreve? Há alguma imagem que vem na sua mente quando você pensa no nome do blog? Anote essas coisas, pois são importantes para você criar um layout harmonioso que condiz com o que você escreve e quer passar para seu publico.

Busque seu estilo.
O blog normalmente é o lugar que passamos boa parte do nosso tempo, e queremos sempre que o visual dele transpareça para as pessoas que estão vendo quem somos nós, por isso, é necessário que você coloque seu estilo pessoal no layout do seu blog (se você é mais básica, crie um layout clean, se é girly, um layout mais fofo, se é rocker, um layout mais dark ~nem tanto, ok?~).

Encontre inspirações.
É muito importante buscar blogs que você gosta para se inspirar! Faça muitas buscas e anote todo o tipo de ideia que tiver para o seu layout. Lembre-se: É pra se inspirar, não plagiar!

Comece os trabalhos.
Encontre um background para o seu blog procurando por "pattern" no google! Encontrei o site "subtle patterns" que tem uns lindos pra baixar, deem uma conferida!

Faça no photoshop um cabeçalho com o fundo transparente! Seja CRIATIVO(A)! Procure por imagens png com fundo transparente, brushes, e fontes diferentes, tenha bom senso e peça muito a opinião dos amigos/familia/namorado(a) etc. Essa parte é a mais importante, é ela que vai identificar seu blog. Cuidado, informação demais é perigoso, bom senso é essencial! O tamanho ideal para seu header é de 1328 de largura e 415 de altura (em média). Procure as fontes no "dafont" e os brushes no "deviantart".

Antes de mudar seu layout, faça o backup do mesmo, porque se você quiser voltar a usar depois é só instalar de novo. Aprenda a fazer o backup CLICANDO AQUI! 
Baixe o modelo "mínima" do blogger, lá tem o html básico, e vai ser o guia pra você mexer nos códigos. CLIQUE AQUI!
Instale o modelo copiando-o e colando na área de html no blogger. Vá em >Modelo>Editar HTML> Apague tudo o que há na área>Cole o código do mínima>Salve> Pronto!

HORA DOS TUTORIAIS!

Mapeando o cabeçalho: CLIQUE AQUI!  / Site correto para o mapeamento das imagens: CLIQUE AQUI!
Personalizar menu padrão do blogger: CLIQUE AQUI!
Menu fixo no topo do blog: CLIQUE AQUI!
Retirar a navbar do blog: CLIQUE AQUI!
Colocar background no template: CLIQUE AQUI!
Ajustar as larguras da área de post e sidebar: CLIQUE AQUI!
Colocar seu cabeçalho: CLIQUE AQUI!
Colocar postagens recentes abaixo do menu: CLIQUE AQUI!
Personalizar os títulos da sidebar e as cores dos links: CLIQUE AQUI!
Personalizar o título do post e o rodapé das postagens: CLIQUE AQUI!
Modificar cor, fonte e alinhamento das postagens: CLIQUE AQUI! (Caso queira uma fonte diferente, leia atentamente ao tópico a seguir)
Fontes diferentes para usar no blogger: CLIQUE AQUI!
Retirar link "Assinar postagens:Atom": CLIQUE AQUI!
Personalizar a barra de rolagem: CLIQUE AQUI!
Personalizar data: CLIQUE AQUI!
Personalizar rodapé das postagens: CLIQUE AQUI!
Personalizar rodapé do blog: CLIQUE AQUI!
Colocar "Artigos Relacionados": CLIQUE AQUI!
Personalizar a área dos comentários: CLIQUE AQUI!
Personalizar categorias em duas colunas: CLIQUE AQUI!
Personalizar categorias com imagens: CLIQUE AQUI!
Colocar ícones das redes sociais: CLIQUE AQUI!
Personalizar caixa de pesquisa: CLIQUE AQUI!
Colocar gadget com fotos do instagram: CLIQUE AQUI!
Colocar gadget para curtir a fanpage: CLIQUE AQUI!
Colocar comentários via facebook: CLIQUE AQUI!
Deixar as imagens de todos os posts com um tamanho único: CLIQUE AQUI!
Colocar assinatura automática nas postagens: CLIQUE AQUI!
Botões de compartilhamento: CLIQUE AQUI!

Se algum dos tutoriais não funcionar, por favor me avisem para eu trocar o link! E caso esteja faltando alguma coisa, me falem nos comentários para eu adicionar aqui! Espero que tenha sido útil.

Beijos.

Comente com o Facebook:

34 Comentários:

  1. Oi Monique! Só a tenho a te agradecer por esse post *-*

    Eu estava louca procurando como fazer para colocar assinatura automática e post relacionados, os que eu encontrei eu não consegui fazer :( Vou usar estes sites que você recomendou, quem saiba eu consigo alguma coisa *-*

    Muito obrigada, yay! Espero que dê certo <3

    Um beijo,
    Ohana do Don't be so shy (TTB) <3

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Olá! O que exatamente é uma bosta? Seja um pouco mais especifico :)

      Excluir
  3. Oi! Conheci seu blog agorinha, e gostei bastante. :)

    Essa postagem me foi meeeega útil, porque sou uma negação em layout, aushuahsuahsuhuasa. Até me animei a deixar meu blog um pouco melhor. Post muito bom, mesmo. ;)

    Beijinhos.

    http://eproblematico-letyhyuuga.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ebaaa, arrume seu bloguinho e me aviseee, vou querer ver <3

      Excluir
  4. nossa Monique, que post salva-vidas, sério. eu sempre fiz meu layout e vira e mexe fico procurando por turoriais que eu não acho em lugar nenhum. estou salvando VÁRIOS nos favoritos!

    www.bygarotas.com :: www.youtube.com/bygarotas

    ResponderExcluir
  5. A tempos eu procurava um post bem explicado sobre como fazer um layout e nunca encontrava, mas esse salvou minha vida. E com certeza vou tentar fazer o meu *-* Fiquei super animada agora. kkk

    Beijo (TTB)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que booooom Luara, amo saber que gostou! Quando fizer seu layout me avisa, vou querer ver!

      Excluir
  6. Post mais que super ultra mega útil. Tá salvo aqui pra próxima vez que for mudar meu layout (ou aprimorar).
    Obrigada!
    Ps: esse tutorial (nem os outros 35416510 que eu tentei) das categorias em duas colunas não funciona no modelo que uso, snif :(

    Beeeijos!
    Atena.X.Afrodite
    Na Estante da Biblioteca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me avise quando mudar, vou querer ver!! <3
      O meu das duas colunas ainda ta em teste, mas to achando que vou ter que trocar esse link!
      Beijos

      Excluir
  7. Ótimos tutoriais, realmente ajudam quem não sabe mexer né? Além de que uns ai ficam super fofos no blog.

    Beijos,
    www.Bikoti.com
    Twitter | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ajuda mesmo, até a mim mesma quando for mudar o layout de novo rs

      Excluir
  8. Seu layout é lindo, parabéns! Adorei aquele site de BG, muito putil. Depois deste post não tem desculpas pra não atualizar a cara do blog, vou favoritar ♥
    Flatografando

    ResponderExcluir
  9. Nossa....isso é shooow!!! Eu sou uma curiosa de plantão e por isso tenho um blog "teste!....para ir treinando alguma coisa antes de fazer caquinha no verdadeiro!!!
    Ahahaha... super adorei as dicas e os links já estou de olho!!!
    Arrasou!!!

    Beijooos
    http://www.popularnorio.com.br/
    TTB

    ResponderExcluir
  10. Eitaaa, eu faço curso de design gráfico e ao mesmo tempo que estou animada pra essa parte eu tô com medo de ser difícil kkkk
    Mari do Retrocessos (TTB)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, a parte mais avançada deve ser dificil sim, mas nao fique com medo, com pratica vc pega tudo facil!

      Excluir
  11. Menina, você arrasou ! Fiquei encantada com o blog, e ainda mais com esse post, é tão útil e é difícil achar um atualizado.
    Apaixonada ! hahaha
    beijão <3

    www.uaimenina.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico extremamente feliz com esses elogios! Espero ter ajudado <3
      Beijoss

      Excluir
  12. Adorei demais o seu post, super útil, já salvei na barra de favoritos pra quando precisar já saber onde ir. ♥

    Beijos
    www.conversandocomalua.com

    ResponderExcluir
  13. As dicas são realmente boas para quem quer fazer o proprio layout... Principalmente depois q nos decepcionamos quando alguem faz e não sai do nosso gosto!! rs
    bjs
    www.mamaequeroserfashion.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que nunca tive essa decepção, sempre achei mais legal as blogueiras fazerem os proprios layouts, rs.

      Excluir
  14. Eu vivo uma guerra eterna com os layouts do blog. Eu vivia fazendo, mas cheguei a conclusão de que sou péssima e não consigo fazer um bonito. Vou salvar suas dicas, para quando eu resolver trocar novamente. haha Por sinal, amei o seu layout.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, salva sim e quando trocar me avise para eu ir conferir!!
      Que bom que gostou do layout, to apaixonada nele tb!!
      Beijos

      Excluir
  15. Adorei as dicas estou tentando fazer umas coisinhas no layout e nunca apague esse post ok ? hahaha <3
    Ficou bem explicado , recomendo <3

    http://papo-deamiga.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode deixar, esse post vai estar sempre aqui a disposição de vocess!!
      Muito obrigada, beijos!

      Excluir
  16. Adorei o post. Esses tutoriais são a salvação de pessoas como eu, que não tem a menor ideia de como mexer nesses códigos doidos. XD
    Blog | Paixonites Literárias Seguindo Xx

    ResponderExcluir
  17. Ameeeeii seu blog, tudo lindo aqui, e esse post vai ajudar bastante ja deixei nos favoritos hahah amo trocar o layout do meu blog, e aqui ta tudo que eu preciso junto, maravilhoso isso.
    Beijos, sucesso.

    www.mariehblanch.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Que post bacana!
    Muito útil mesmo, vou até favoritar aqui, rsrs.

    Lovely Utopia

    ResponderExcluir